terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Que elementos caracterizam uma paisagem?


O estudo da paisagem permite conhecer os diversos elementos que atuam sobre um território. As paisagens naturais resultam da combinação de elementos que caracterizam uma parte da superfície terrestre. Três fatores básicos exercem influência sobre o espaço concreto: os climáticos; os edáficos, que dependem das propriedades do solo e das rochas de sua base; e os bióticos, ligados ao mundo vegetal e animal.
Os elementos naturais (rios, lagos, relevo, clima, solo, vegetação) estão muito ligados, com uma forte interação entre si. Essa interdependência entre elementos importantes, como clima, relevo e vegetação, explica a existência de diferentes domínios morfoclimato-botânicos, ou paisagens naturais, na Terra.
A natureza forma paisagens variadas, mas a sociedade humana, quando ocupa essas paisagens, altera-as com suas atividades. Por isso dizemos que atualmente as paisagens encontram-se humanizadas, isto é, submetidas com maior ou menor intensidade à influência humana e, portanto, modificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário